quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dicas do Profissional !!!!!

Sobrepeso e Exercícios Físicos

                O início das atividades físicas para quem está com sobrepeso é sempre complicado. Estar fora dos considerados “padrões de beleza” pode fazer com que uma simples ida à academia se torne um martírio. As pessoas tendem a achar que é um lugar apenas para pessoas lindas, com corpos esculturais e acabam desanimando por estarem fora dos padrões. Mas em primeiro lugar: quem é que definiu que ter o corpo super magro ou milimetricamente torneado é o ideal? Em segundo lugar: se você quer ou precisa mesmo emagrecer, o lugar certo para fazer exercícios não é aquele no qual todo mundo vai para fazer isso, como a academia?  Você quer emagrecer, mas não pode ir ao lugar certo para isso, porque lá só serve para quando tiver emagrecido? Então encontramos uma enorme contradição... Antes de tudo, cada um deveria se sentir feliz do jeito que é, encontrando as muitas outras qualidades que tem. Afinal, não são só os atributos físicos que importam ou que atraem as outras pessoas. Depois, se você precisa perder peso, seja pela saúde ou pela estética, vá atrás disso e não deixe que uma academia seja um bicho de sete cabeças. Lembre-se que as pessoas que estão em forma não nasceram assim; elas buscaram por isso, porque um dia também acharam que não estavam dentro do padrão ideal.
                Outra coisa que dificulta bastante o início das atividades físicas com sobrepeso é o próprio corpo: dores nas articulações, fadiga, falta de ar...  Com o sobrepeso, o desempenho físico fica prejudicado: há limitação dos movimentos, os músculos se cansam mais rápido por causa da sobrecarga no organismo e as articulações de quadril, joelhos e tornozelos sofrem bastante com o impacto de um exercício mais forte, como a corrida. Por isso, é importante começar com exercícios de menor impacto, como caminhada ou hidroginástica e ir aumentando a dificuldade conforme seu corpo se adapta, principalmente se você não pratica nenhuma atividade ainda.
Para perda de peso, os exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, natação, pedalada) são muito importantes, pois levam a um gasto calórico maior e queima de gordura, desde que sejam contínuos, ritmados e prolongados. Mas os exercícios anaeróbicos para hipertrofia (como a musculação) também são essenciais, já que levam a um aumento do metabolismo pelo ganho de massa muscular, ou seja, o corpo gasta mais energia para se manter.
Então, se você está buscando emagrecer, faça exercícios aeróbicos e anaeróbicos, da modalidade que você mais gostar, para não desanimar logo de começo. E procure também aliar as drenagens linfáticas, que reduzem a retenção de líquido, facilitando a queima de gordura; e a reeducação alimentar, sempre com profissionais especializados. Com esses três, além de força de vontade, conseguirá ter resultados mais eficazes e satisfatórios.

Aline Pires
Fisioterapeuta / Crefito 3 – 94529-F

Um comentário: